Disciplinas/aulas/ementas

DISCIPLINA: FAMÍLIA, COMUNIDADE E SOCIEDADE (FCS)

Processos de desenvolvimento humano (FCS-PDH)
Novo paradigma:complexidade, instabilidade, intersubjetividade e ordens emergentes; desnaturalização do humano; conceito de desenvolvimento humano; desenvolvimento humano como liberdade; índice de desenvolvimento humano(IDH); valores e capitalismo; capital humano e potencialidade humana;

Contemporaneidade: desafios para a inclusão social (FCS-CDI)
Abordagem histórica e psicossociológica da sociedade contemporânea; impactos da informatização e da realidade virtual; violência, tráfico, criminalidade, corrupção; exclusão social e desenvolvimento humano; naturalização da desigualdade; diversidade: gênero, orientação sexual, etnia, entre outras; garantia de direitos; estratégias de prevenção; fortalecimento das relações interpessoais e interinstitucionais.

Políticas sociofamiliares no Brasil (FCS-PSB)
Análise da produção das políticas públicas dirigidas a famílias e comunidades. Diversidade teórico e de abordagens. Paradigmas de gestão: diversidade, intersetorialidade, territorialidade e matricialidade sóciofamiliar.


FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DE TRABALHO COM FAMÍLIA (FMF)

Interações familiares e sociais (FMF-IFS)
Abordagem das interações familiares e sociais na perspectiva sistêmica; estágios do ciclo de vida familiar e a transgeracionalidade; novas configurações familiares X empoderamento nas decisões pessoais e sociais; a comunicação humana como recurso para o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais (institucionais); resiliência: patrimônio pessoal e coletivo.

Trabalho social com famílias (FMF-TSF)
Intervenção social; metodologia e trabalho social; concepções de atendimento integral à família; dimensões: socioassistencial e socioeducativa; modalidades e técnicas: acolhimento, encaminhamento, visita domiciliar, estudo de caso, grupo focal; mediação de conflitos.

Análise institucional e trabalho com grupos (FMF-AIT)
Política, poder e sociedade; construção de vínculos sociais; grupos, organizações e instituições; público e privado; trabalho com grupos: noções básicas; oficinas.


FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DE TRABALHO COMUNITÁRIO (FMC)

Desenvolvimento de Territórios e comunidades (FMC-DTC)
Território, comunidade, desenvolvimento local integrado sustentável; pobreza, patrimônio, capital social; sustentabilidade; redes sociais e de serviços; fatores/atores do desenvolvimento comunitário; pilares do processo de DELIS – Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável:noções básicas.

Dimensão educativa do trabalho com comunidades (FMC-DEC)
Participação, mobilização, controle social, empoderamento; formação de lideranças e gestores comunitários; etapas do trabalho de desenvolvimento comunitário a partir de uma abordagem educativa: conhecimento do contexto de atuação; diagnóstico dos sujeitos, processos e modus operandi, potencialidades e vulnerabilidades presentes.

Planejamento e trabalho social com famílias e comunidades (FMC-PTS)
Planejamento como instrumento de transformação, gestão e organização do trabalho social; evolução histórica; conceito de planejamento; dimensão participativa; o enfoque estratégico:visão política do processo e do ato de planejar;pensamento estratégico situacional.

TÓPICOS ESPECIAIS (TOP)

Aula inaugural (TOP-AIN)
Aula inaugural, organizada pelo Instituto Aleixo, para entrega de materiais, assinatura de contratos, pagamentos e informações gerais (administrativas e acadêmicas) em relação ao curso, ao Instituto e à Universidade que chancela a Pós-Graduação.

Formação do sujeito profissional (TOP-FSP)
Formação do sujeito profissional: princípios éticos do trabalho com famílias e comunidades; facilitação do acesso, resolutividade, responsabilização, estabelecimento de vínculos, escuta e intervenção qualificada; prática propositiva e criativa; garantia e ampliação dos direitos sociais.

METODOLOGIA CIENTÍFICA (MTC)

Metodologia científica 1 (MTC-MC1)
Ciência e complexidade. As lógicas não disciplinares: multi, pluri, inter e transdisciplinar. Sistematização e disseminação de práticas sociais. Comunicação científica. Resenha. Orientação para identificação de artigos e para a escrita da resenha crítica.

Metodologia científica 2 (MTC-MC2)
Produção e comunicação de trabalhos técnicos científicos. Orientações coletivas para o TCC.

Apresentação do TCC. (MTC-TCC)
Apresentação final do Trabalho de Conclusão de Curso — TCC.